Homilia - Festa de Corpus Christi

30/05/2013


Os olhos de todos em Vós esperam, ó Senhor” (Sl 144, 15-16)

Assim inicia-se o Gradual da missa de hoje, trecho tirado do Salmo 144.
Podemos considerar que o mundo não encontrará a Paz enquanto não contemplar a Verdade. E sabemos que o Cristo é a mesma verdade.
No decorrer dos séculos a Santa Igreja tem manifestado ao mundo esta Verdade suprema que é o próprio Cristo. Houve certa vitória e, por um momento na história da Igreja os homens começaram a temer a Deus e conseguiam ver com olhos carnais os símbolos religiosos e relacioná-los com os olhos da Fé. As torres e os sinos das Igrejas com suas belíssimas construções traziam Deus para muito perto dos homens. Os homens, por sua vez, vendo que Deus estava tão perto, O buscavam.
Muitas coisas aconteceram e, daquele tempo até hoje, a Doutrina Católica permanece, mas a relação dos homens com Deus mudou e muito.
Continuam a repicar os sinos. E estes sons que antes eram como a voz dos anjos chamando os homens, hoje não passam de barulhos no meio de tantos outros que incomodam.
As torres com a Cruz no alto continuam lá, mas o que outrora era o sinal de um Deus que se deu em holocausto por nós, hoje passa desapercebido diante de tantas outras construções e distrações.
Os padres continuam a passear por aí, mas ao invés de serem notados como homens que deram suas vidas a Deus e aos homens, são taxados de retrógrados pela modernidade.
A Igreja continua ministrando os Sacramentos, comunicando a graça aos homens, trazendo Deus à terra através da Santa Missa. Mas para os homens de hoje, até os Sacramentos são símbolos vazios.
Enfim, vivemos num mundo que, embora espere a Deus, como diz o Salmo, não mais o vê. O mundo está cego às coisas de Deus e só tem olhos para as coisas materiais, sensíveis, carnais.
“Senhor, que eu veja”, disse um dia o cego Bartimeu a Nosso Senhor. Embora essa deva ser uma simples oração dita por cada um de nós em particular, para que seja aumentada nossa fé, peçamos hoje, dia de Corpus Christi, pelo mundo: “Que o mundo veja, ó Senhor!”
Que os homens vejam e contemplem Vossas verdades; que enxerguem o que os sinais cristãos significam; que busquem a restituição da graça pelos Sacramentos; que possam gozar da presença de Deus em suas almas do modo mais perfeito possível neste mundo: a Santa Eucaristia! A Santa Comunhão!
Que vejamos, que o mundo veja. E vendo, glorifiquemos a Deus. E vendo, comuniquemos aos outros. E vendo, sejamos felizes e encontremos a verdadeira paz.
Que Maria Santíssima nos ajude com sua poderosa intercessão a contemplarmos com os olhos da Fé essa tão singela Hóstia que vemos com nossos olhos materiais.


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Padre Paulo Sandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário